Metodologia

Uma metodologia com o caminho de quatro etapas do aprendizado

fig-prg-hs

1ª Etapa - Conhecer

Passo 1 – Reconhecer o hábito (desejado)
A criança merece atenção integral em todas as áreas da vida, ou seja, é preciso refletir: como está seu filho em casa, na escola, e com ele mesmo? Como anda, fala, socializa, aprende, expressa, compartilha?

Passo 2 – Priorizar os talentos em família
Hábitos comuns no dia a dia das crianças como sugar a chupeta e o dedo,
tomar mamadeira por tempo prolongado, respirar pela boca, roer unhas e ranger dentes, podem causar alterações na face, nos dentes, respiração e mastigação, dependendo, principalmente, da duração, frequência e intensidade com que a criança realiza.

Passo 3 – Entender sentimentos e sensações
Sentir e Reconhecer o hábito é importante, mas não faça dele o problema da família. Os pais podem apresentar sentimentos de culpa, medo, apego emocional à situação que prorrogam a decisão da mudança. O ideal é que os pais despertem a consciência do hábito saudável e o filho seja estimulado ao exemplo.

Passo 4 – Ver e viver o ser integral
O perfil e o potencial de saúde da criança são integrados com a equipe transdisciplinar e compartilhados com os pais de forma positiva (foco nas fortalezas e talentos) e os pontos negativos que maus hábitos podem trazer na face, nos dentes, e também na socialização e aprendizagem de novos hábitos.

2ª Etapa - Conviver

Passo 5 – Honrar e agradecer
Honrar o próprio filho, a família, principalmente os pais, independente da situação, é o principio de todo processo de mudança. Você quer o hábito saudável em seu filho, comece com hábitos saudáveis em casa, nos relacionamentos e na escola.

Passo 6 – Realizar acordos
O acordo confirma a responsabilidade da criança com seus atos e cria uma
identidade da equipe de profissionais com pais e crianças. É importante para reforçar a meta de estabelecer o hábito de forma saudável.

Passo 7 – Visualizar o hábito, a conquista, o ser responsável
Visualizar o seu filho pleno , alegre, saudável, confiante, comendo bem, tomando sucos e leite no copo, aceitando diversas frutas e verduras, respirando bem, com postura elegante é um sonho!

Passo 8 – Amar em presença
O “poder da presença” é a atitude dos pais estarem presentes no mais completo sentido da expressão. É muito importante os pais escolherem a melhor época da mudança do hábito que não coincida com outros momentos, como a chegada de um irmão, mudança de casas ou início da vida escolar.

3ª Etapa - Fazer

Passo 9 – Construir afirmações diárias
Esta atitude é simples e traz um resultado bastante satisfatório. Durante o dia, olhar nos olhos, verbalizar o que sente, que reconhece, ama e agradece.

Passo 10 – Usar elogios e adesivos
Os adesivos são motivos para brincar com as metas e motivar para resultados
criativos e prazerosos no Calendário do Sucesso.

Passo 11 – Treinar novas habilidades
Inspirar novas atividades em contato com a natureza, permitir que a criança conheça os elementos e criem experiências em diferentes estações do ano.

Passo 12 – Acompanhar com o Calendário do Sucesso
O Calendário do Sucesso é uma ferramenta flexível e versátil para integrar qualquer tipo de hábito de acordo com a realidade de cada criança/jovem e da família, respeitando seus valores e visualizando o sucesso com seu talento!

4ª Etapa - Ser

Passo 13 – Ouvir e apoiar o ser responsável
Saber acolher a criança com diálogo claro, firme e amoroso. Converse na altura da criança, olho no olho ( confiança). Frente aos confrontos (desafios) usar palavras de conforto para que ela sinta segurança, focar no comportamento e não na própria criança!

Passo 14 – Viver metas com atitudes
Para alcançar o sucesso ( atitudes positivas) é preciso estabelecer um compromisso com seu desejo. Mas como? Podemos traçar metas semanais e apoiar o filho a se organizar em tarefas diárias.

Passo 15 – Vibrar com as novas conquistas
A criança deve ser estimulada constantemente para vencer os desafios, mas os pais devem se lembrar de celebrar todas as pequenas vitórias conquistadas no dia-a-dia. O reconhecimento servirá como estímulo e até para desafiar novos hábitos saudáveis, podendo ser realizado individual ou em grupo, onde a criança compartilha suas conquistas, trabalha o exemplo e a confiança.

Passo 16 – Celebrar os resultados de hábitos saudáveis
A atitude de reconhecer as conquistas com apoio da família, a integração à equipe transdisciplinar e as estratégias lúdicas (calendário, caixa de elogios, cochichos de amor, desafios de confiança) são celebrados, com menor ou maior intensidade, sempre com motivação para o melhor resultado.